No âmbito do actual estado de pandemia, a STORIC (Histórias ao Minuto, Lda.) aderiu ao Selo: "Clean & Safe" do Turismo de Portugal.

Assim, com o objectivo de cumprir as recomendações da Direcção-Geral da Saúde (DGS) a fim de evitar o contágio entre pessoas e de serenar quem participa nas nossas actividades, criou-se um protocolo interno que deverá ser seguido por todos os colaboradores da STORIC e pelas pessoas que participem nas nossas actividades.

Este protocolo insere-se no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença pelo SARS-CoV-2 (Coronavírus/Covid-19).

 

Medidas a seguir pelos participantes nas actividades:

  1. Se suspeitar que possa estar infectado pela Covid-19, não deverá participar nas nossas actividades e deverá contactar imediatamente o Serviço Nacional de Saúde através do 808 24 24 24.

  2. Tal como recomendado pela DGS, os cumprimentos físicos entre mediador cultural e participantes estão suspensos.

  3. O pagamento de participação nas nossas actividades deverá ser feito com antecedência e através de transferência bancária ou de MB Way. Na impossibilidade de efectuar o pagamento antes da data prevista da actividade, esta poderá ser paga presencialmente, em numerário, e com o valor exacto.

  4. Nas actividades que decorram em locais fechados (museus/monumentos) o uso de máscara ou viseira é obrigatório. Nas actividades que sejam realizadas ao ar livre o uso de máscara/viseira não é obrigatório, mas recomenda-se que a mesma seja utilizada já que as nossas actividades são realizadas em grupo.

  5. Durante a realização das nossas actividades, todos os participantes deverão manter a distância social de segurança, que, de acordo com as recomendações da DGS, deverá ser, no mínimo, de dois metros.

  6. Os participantes nas actividades devem evitar comportamentos que a DGS considere de risco.

  7. Se, durante as nossas actividades, um dos participantes considerar que está com sintomas identificáveis com o novo coronavírus, deverá alertar o mediador cultural que estiver a realizar a actividade, para que este possa accionar os meios de precaução, contactar as autoridades de saúde, zelando pela saúde do paciente e dos restantes participantes.

  8. Durante os próximos tempos e enquanto as autoridades nacionais não levantarem as restrições actuais, as nossas actividades no exterior estão limitadas a um número máximo de 9 participantes + 1 mediador cultural. As actividades no interior de museus/monumentos estão limitadas ao número máximo que essas instituições permitirem.

  9. Todos os participantes nas actividades da STORIC devem conhecer os seguintes procedimentos recomendados pela DGS:

- higienização das mãos (lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos, que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas);

- etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar um lenço de papel, que deverá ser guardado num recipiente fechado, caso não possa ser colocado imediatamente no lixo), assim como higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; bem como evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.

 10. Os participantes que não cumprirem este protocolo interno e que, devido ao seu comportamento, possam colocar em causa a sua segurança e saúde, assim como a dos restantes participantes poderão ser convidados, pelo mediador cultural, a abandonar as nossas actividades.

 

Medidas a seguir pelos colaboradores da STORIC:

  1. De acordo com as recomendações da DGS, é necessária a higienização das mãos com solução álcool gel. Seguidamente, é necessária a colocação da máscara ou viseira durante a realização das actividades.

  2. Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos, que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas.

  3. Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; Higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar.

  4. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.

  5. Conduta social: Evitar o contacto próximo, apertos de mão, beijos e partilha objectos.

  6. Deverão cumprir a auto monitorização diária: avaliação da febre (medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar o valor e a hora de medição), verificação de tosse ou dificuldade em respirar. Esta auto monitorização deverá iniciar-se 14 dias antes da primeira actividade marcada.

  7. Quaisquer sintomas associados ao vírus devem ser imediatamente comunicados à direcção da STORIC.

  8. Se, durante a realização de uma actividade, um dos participantes indicar que está a sentir sintomas que possam ser identificáveis com o novo coronavírus deverá ser contactado o Serviço Nacional de Saúde através do 808 24 24 24 e, em seguida, contactar a direcção da STORIC.

Contactos:

Rua 1º de Maio - 103.

1300 - 472, Alcântara - Lisboa

+351 935 882 064

geral@storic.pt

Subscreva a nossa mailing list
  • White Facebook Icon

© 2017 por STORIC - MEDIAÇÃO CULTURAL - HISTÓRIAS AO MINUTO - RNAAT nº 1231/2017